segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Como a hipertensão afeta o organismo

Os dados são alarmantes: 30% dos brasileiros adultos são hipertensos. Veja como esta doença atinge o seu organismo:


• Cérebro 
A hipertensão pode causar dois tipos de AVC: isquêmico, quando a pressão alta favorece o entupimento de algum vaso, e o hemorrágico, quando as artérias podem se romper, levando à formação de coágulos.
• Olhos 
As artérias que irrigam a retina (camada mais interna do olho) têm calibre mais fino. Elas podem romper se a pressão sanguínea elevar-se muito e levar à cegueira.
• Coração 
Também pode levar à obstrução arterial ou formação de coágulo. A morte de tecido cardíaco por falta de irrigação leva à angina (dor no peito) e ao infarto. Pode ocorrer insuficiência cardíaca: para vencer a maior resistência das artérias, por conta do aumento de pressão, o coração precisa bater mais forte. Muito exigido, o músculo pode entrar em falência.
• Rins 
Tanto podem provocar a hipertensão como sofrer suas consequências. Isso porque fabricam hormônios (renina e angiotensina) responsáveis pela regulação da pressão arterial. E, quando está elevada, os rins ficam com déficit de sangue. Se chegar à insuficiência renal, o único recurso será hemodiálise ou transplante.
• Pernas 
Quando a pressão arterial está acima do normal, a quantidade de sangue que circula pelos músculos é insuficiente, o que causa dor muscular durante atividades físicas.
(fonte: Revista Viva Saúde)

Converse com o seu médico sobre prevenção e tratamentos para hipertensão.

Clínica Endocardio
www.clinicaendocardio.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário