terça-feira, 9 de julho de 2013

Tire 10 dúvidas sobre o colesterol

A falta de informação sobre este problema pode prejudicar seu tratamento. Tire 10 dúvidas a respeito do colesterol

 
Pairam sobre o assunto muitos mal-entendidos que confundem os doentes e familiares, atrasam a descoberta do problema e prejudicam o tratamento. Estar bem informado é o primeiro passo para vencer este inimigo.

Tire 10 dúvidas a respeito do colesterol:

 
Colesterol é doença?
De modo algum. Ele é um composto tão necessário ao organismo que grande parte é produzida pelo fígado. O restante é obtido por meio da ingestão de alimentos gordurosos. Mas o colesterol pode causar problemas quando a quantidade em circulação é alta e os excessos começam a se depositar no interior dos vasos sanguíneos, formando placas que prejudicam o fluxo de sangue.
 
Colesterol só faz mal à saúde?
Longe disso. Ele também desempenha funções essenciais: integra a membrana das células, participa da produção de hormônios, colabora na síntese de vitamina D e de ácidos biliares.
 
Todo colesterol entope os vasos?
Apenas um dos tipos é perigoso. O LDL forma as placas de gordura nas artérias que prejudicam o fornecimento de sangue ao coração e ao cérebro. Já o HDL é chamado de bom colesterol porque retira de circulação os excedentes desta substância e leva para o fígado, onde serão processados.
 
O colesterol é o único culpado por ataques cardíacos?
Não o único. Ele é uma das causas da aterosclerose, que se caracteriza pelo endurecimento das artérias. Outros fatores colaboram para a deterioração dos vasos como fumo, hipertensão arterial, diabetes, obesidade, sedentarismo e estresse constante.

Quanto mais baixo o colesterol, melhor?
Depende. O ideal é que o LDL fique abaixo de 100 mg/dl. Já para o HDL, valores altos protegem mais o coração. As taxas devem estar acima de 40 mg/dl para homens e 50 mg/dl para mulheres.
 
Toda pessoa acima do peso ideal tem colesterol superior ao recomendado?
Nem sempre. Em geral, quem está acima do peso corre mais risco de apresentar colesterol elevado (como também pressão alta), mas existem obesos que exibem taxas normais.
 
Pessoas magras não sofrem de colesterol alto?
Ledo engano. Quem nasce com forte tendência hereditária para manifestar problemas de colesterol pode ter esses valores nas alturas, independentemente do peso.

Problemas de colesterol só incomodam o sexo masculino?
Mais um engano. Tanto homens quanto mulheres podem ter o distúrbio. As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte em ambos os sexos.
 
Alimentos que fazem o colesterol subir devem ser proibidos?
A tendência hoje não é banir nenhum produto da dieta, mas reduzir a quantidade e a frequência, além de privilegiar formas de preparo mais saudáveis.

Ovo é um veneno para quem tem colesterol alto?
Já foi considerado um perigo por trazer muito colesterol (200 mg por unidade). Mas estudos mostraram que os alimentos contendo gordura saturada (carnes gordas e laticínios integrais) são piores para as artérias do que os que fornecem o colesterol pronto (caso do ovo). Desde então, ele vem sendo reabilitado por ser uma ótima fonte nutrientes. (Fonte: Revista Viva Saúde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário