sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Cuidado com o seu coração no inverno


Doença cardiovascular mata um brasileiro a cada dois minutos

Não são apenas as doenças respiratórias que preocupam no inverno, o frio também pode provocar problemas no coração. Segundo a American Heart Association (Associação Americana do Coração), o inverno aumenta de 20% a 25% a incidência de doenças cardiovasculares. Os riscos crescem em especial para pessoas que já apresentam alguma predisposição e para aquelas que sofrem de problemas do coração. No Brasil, a cada dois minutos, uma pessoa perde a vida por causa de doenças cardiovasculares. Em reação ao número crescente de doenças do coração que levam ao óbito, a Federação Mundial do Coração, alinhada com a Organização Mundial da Saúde, deu início ao projeto Reduzindo a Mortalidade Global em 25% até 2025. As entidades visam conscientizar a população da gravidade das doenças cardiovasculares (DCVs) e da importância da prevenção.
No Brasil, os principais fatores de risco com alta incidência na população e que contribuem para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares são o tabagismo, os maus hábitos alimentares, a hipertensão arterial, o uso abusivo do álcool, a obesidade e o colesterol alto.
– O tabagismo mata 50% de seus usuários. Sem contar os danos à saúde do fumante passivo – alerta Johanna Ralston, da Federação Mundial do Coração.
Jagat Narula, professor de Medicina e Cardiologia no Mount Sinai Hospital, de Nova York, diz que as pessoas devem ter mais cuidado com o colesterol:
– Um bebê nasce com níveis em torno de 30 miligramas por decilitro (mg/dl). Com três anos, já atingiu níveis acima de 100mg/dl. Somos os únicos animais na Terra em que o colesterol supera a casa dos 100. O que definimos como normal, não é.
(Fonte: Correio Braziliense)

Nenhum comentário:

Postar um comentário